terça-feira, 7 de julho de 2009

O POETA GOIÁ, DE LÚCIO RODRIGUES FLORES

O livro “O Poeta Goiá” foi organizado por Lúcio Rodrigues Flores e tem como objetivo preservar a história do grande poeta Gerson Coutinho da Silva, conhecido como Goiá.
O livro apresenta toda a trajetória da vida de Goiá. O leitor acompanha a cada página os sonhos, luta, sacrifícios, amigos e amores desse poeta, que embora humilde, possa ser considerado um dos grandes autores brasileiros do gênero.
As 11 primeiras páginas do livro contam a vida de Goiá, do seu nascimento, em Coromandel-MG, em 11 de janeiro de 1935 à sua morte, em 20 de janeiro de 1981. A partir daí, o organizador Lúcio Flores dedica várias páginas do livro às músicas de Goiá. São mais de 250 letras de músicas compostas pelo poeta. Todas mostrando humildade e sabedoria. Na maioria das vezes Goiá optava por temas regionalistas e falava com conhecimento de causa, com a experiência que toca fundo no coração de quem ouve.
Além das músicas, Goiá se dedicou à poesia. Nas suas poesias fica explícito o amor pela cidade natal, e o respeito e carinho pelos amigos e familiares. Goiá foi homenageado várias vezes durante sua vida e o organizador Lúcio Flores conseguiu recolher as mais belas dessas homenagens. As homenagens póstumas também estão presentes no livro, mostrando que Goiá não foi apenas um poeta, mas acima de tudo uma pessoa inesquecível.É como se ao abrir o livro, o leitor sentisse o cheiro do sertão!

Por Maria Carolina Coelho (Fonte: http://www.revistaviolacaipira.com.br/link18-25.htm )

9 comentários:

  1. Conheço a obra do saudoso Lúcio Flores, recém falecido, ainda muito jovem. Após gravar uma entrevista na emissora Gerais FM,em Coromandel, antes mesmo de ouvir a gravação veio a falecer em Vazante-MG. Grande perda.Um profundo conhecedor da história e das músicas de Goiá. Conheci Lúcio Flores em Vazante, quando estava fazendo o lançamento do meu CD Ao amigo Goiá.Atenciosamente, Jotamachado

    ResponderExcluir
  2. ja faz algum tempo q venho tentando comprar este livro, + até hj não consegui achar...
    se alguém poder me ajudar entre em contato ederum@hotmail.com

    obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Lázaro, obrigado pela participação. Se tiver fatos sobre a vida do Goiá, por favor me envie para acrescentar ao Blog.
    Grande abraço.

    Eder, se conseguir uma referência de onde você poderá encontrar o livro, me comunico com você.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre,uma pessoa que conhece profundamente a vida de Goia e Osvaldo Alves da Silva (Osvaldo Alfaiate), foram amigos de infancia ,correspondiam atraves de fita K7 o Goia era hospede constante em suas idas a Coromandel e o Osvaldo esteve presente ate no ultimo minuto de vida do Goia em Uberaba.

      Excluir
    2. Andre, Gostaria muito de comprar o Livro.
      VocÊ pode me ajudar

      dgphotos01@yahoo.com.br Dayane 31988114402

      Excluir
  4. Gostaria muito de adquirir esse livro sobre o Goiá. Alguém pode me ajudar?

    Reinaldo de Souza Roma
    rs.roma@hotmail.com

    Volta Redonda - RJ

    ResponderExcluir
  5. gostaria muito de comprar este livro se alguem poder me ajudar

    luciano
    lucianorodriguesr@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Bom dia! Sou de Coromandel Tive a honra de conhecer o eterno poeta Goiá pois quando ia a Coromandel ficava Hospedado na casa de Meus pais Osvaldo Alfaiate.
    Quanto ao livro sou casado com a cunhada do Lucio Flores posso verificar se consigo alguns livros. Se alguem tiver algum interesse entre em contato pelo e-mail :williamrepresentacoes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Eu gostaria de adquirir o livro "O poeta Goiá" de Lúcio Rodrigues Flores. Alguém poderia me indicar onde adquiri-lo? Meu e.mail: Muito obrigado.

    ResponderExcluir