sábado, 4 de julho de 2009

COMO FORAM COMPOSTAS ALGUMAS MÚSICAS DE GOIÁ

"SAUDADES DE MINHA TERRA"Novembro de 1955. Escreveu tal música logo que transferiu-se de Goiânia para São Paulo. Machucado pela saudade de sua amada cidade ( Coromandel ), vagava pelas ruas dessa metrópole, revendo, pelos olhos da alma, os seus tempos de infância, as poéticas madrugadas, o cantar dos pássaros, os "pagodes nas fazendas...". Guardou consigo essa música, e quando, anos depois, foi gravada pela primeira vez ( hoje existem cerca de quarenta regravações) surpreendeu-o o grande sucesso alcançado. Aproveitou a ocasião para responder a uma pergunta que todo o Brasil fazia: a pessoa que chorava com o "rádio ligado" era a sua mãe !!!
"VINTE ANOS DE SILÊNCIO"Março de 1968. Zacarias Mourão apareceu em sua casa com a letra em versos, num sábado a tarde. Goiá gostou do tema, e nesse mesmo dia inseriu a melodia, sentado sob um caramanchão de seu quintal.
"JARDINEIRA DO ADEUS"
Em 1972. Durante uma pescaria no Rio Piracicaba, recordando, com imensa saudade os bons tempos em que os pais viviam, as festinhas, a infância pobre porém feliz! Um dia a "jardineira" partiu, levando entre os passageiros um rapazinho, quase menino, sonhador das madrugadas, cuja mãezinha ficara chorando, mas rezando para que o filho fosse bem sucedido.
"ADEUS MARIA"Agosto de 1974. Durante uma temporada que passou no interior e o tema em si é uma homenagem a um velho amigo.
"ALMA CABOCLA"Julho de 1978. A Praça da República, em São Paulo, também é conhecida como "Praça do Caipira", pois ali existem muitas aves, animais e belos lagos artificiais. Foi lá que, num entardecer escreveu a música, recordando o Rio Parnaíba, as matas cheirosas e os campos de gabiroba.
"POÇO VERDE"Julho de 1970. Existe, a 5 km de Coromandel, uma linda lagoa, poética, fascinante, cujas águas impressionam, pelo seu verde esmeralda. Às margens do Poço Verde, ditou a letra ao amigo e conterrâneo Sinval Pereira.
"DUAS VIDAS"Outubro de 1968. Durante uma visita que Goiá fez à Rádio Record, seu amigo José Russo escreveu e entregou-lhe uma bonita crônica sobre esse tema. Imediatamente Goiá passou para rimas musicando o tema. Quando, dias depois Duduca e Dalvan estiveram em sua casa, ensinou-lhes a melodia e eles a gravaram logo em seguida, dando uma interpretação serena e segura.
"PÉ DE CEDRO"
Setembro de 1956. Esta é uma parceria com Zacarias Mourão. O "Índio" havia chegado de sua terra natal ( Coxim-MS ) e trouxera a letra. O seu entusiasmo deu com os costados na casa de Goiá às 4:00 h da manhã, levando consigo uma "fila" de duplas e um litro de pequi Cuiabano que o malandro sabia ser de sua preferência. Depois de ler e reler a letra, Goiá disse que mais tarde colocaria a melodia, porém diante da insistência de todos viu-se na obrigação de musicar a letra naquele momento, ante uma platéia atenta. Nessa altura a "cantarola" acordou todo o prédio, às 4:30 h da matina.
A primeira dupla a aprender a música foi Ninico e Selim, que dias depois a gravaram. E o sucesso foi aumentando a cada regravação
"PARANÁ QUERIDO"Setembro de 1973. Música em parceria com Paulinho Gama, em homenagem ao Estado do Paraná.
"GENTE DA MINHA TERRA"Agosto de 1974. Diversas pessoas vinham incentivando Goiá para que escrevesse uma seqüência de "Saudade de Minha Terra" que fora tão bem aceita por todos. E foi o que ele fez em uma certa madrugada, na fazenda de um amigo. Hoje, com uma infinidade de regravações continua sendo o seu "Cartão de Visitas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário