quinta-feira, 30 de julho de 2009

UAI - A MÚSICA DE GOIÁ QUE TODO MINEIRO DEVERIA CONHECER

Meus caros conterrâneos não me levem a mal
Por essa brincadeira que não tem maldade
Achei por intermédio da palavra uai
A forma mais alegre de falar saudade...

Você que me pergunta uai o que é?
Depende da maneira que a pergunta sai
Segundo um dicionário lá da minha terra
Esse tal uai sô, quer dizer uai, uai...

Uai, uai, uai, uai, uai, uai, uai, uai...

Nasceu um garotinho na rua de riba
O nome que lhe deram quase deu inguiço
Deu uma sapituca nos parentes dele
E a cidade inteirinha só falava disso...

Uai mane capanga que trem doido é esse
Cumpade João Ribeiro uai o quê que tem
O filho do Mutuca já foi batizado
É Joaquim uai sô, de Oliveira trem...

Uai, uai, uai, uai, uai, uai, uai, uai...

Mineiro de verdade quebra o jejum
Comendo logo cedo ele se sente bem
Eu sempre levantava de madrugadinha
Lavava o pescoço e comia um trem

Depois das sete horas eu já sorvetia
Ia pra roça junto com meu pai
E só voltava de tardezinha
Com os trem no bolso e a cabeça cheia, de tanto uai

Uai, uai, uai, uai, uai, uai, uai, uai...

Um ônibus de Minas outro de Goiás
Faziam um horário muito apressado
E logo na divisa houve uma trombada
E foi só uai sô, pra todo lado...

Você que me pergunta uai o que é?
Depende da maneira que a pergunta sai
Segundo um dicionário la da minha terra....
Esse tal uai sô, quer dizer uai, uai...

7 comentários:

  1. aestava a proucura da letra dessa musica a muito tempo e hoje a emcotrei através do seu blog, obrigada e parabéns pela iniciativa de divulgar a cultura desse nosso pais as novas gerações.

    ResponderExcluir
  2. Que bom poder te ajudar. Aprendi a cantar esta música, faz muitos anos, com meu saudoso e querido tio Lélio e com meus primos Leonardo e Giordano, em Araguari. Merece mesmo ser divulgada.

    ResponderExcluir
  3. oia ai eu rgavei esta musica no meu cd e faz o maior sucesso... afinal Goiá foi aigo e conterraneo de meu pai e sempre a ouvid desde criança. Pode baixa-la no meu site ww.galassi.palcomp3.com.br

    ResponderExcluir
  4. Foi sucesso nas vozes de Jacó e Jacozinho, os irmãos Antônio e Amado Jacob.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia. Sou de Coromandel (MG), cidade do Goiá. Sou fã numero 1 dele. Fiquei muito feliz com sua divulgação. Afinal o Goiá merece. Obrigado. Um grande abraço. Cláudia

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem que boas composições estão de volta ao nosso meio! Já não aguentamos mais tanta baboseira que ousam chamar de música ! Parabéns pela divulgação Goiá será sempre Goiá!!!

    Ass: Leila Reis

    ResponderExcluir